A simplicidade é o último degrau da sabedoria




Adriana Helena


Dia desses estava pensando sobre os gestos simples e a maneira de ser de cada um. Cheguei a uma conclusão: Geralmente as pessoas mais talentosas, em sua maioria, são as mais modestas, autênticas e sem pose. O que constatei? Que a simplicidade é nobreza de caráter. Portanto, atreva-se a ser SIMPLES! Ame as pessoas que tem o poder de tirar sorrisos apenas com sua simplicidade. Essas já conhecem o caminho da felicidade! 

Não tem jeito, sempre será a simplicidade que me encantará... Gosto da simplicidade do “bom dia” pela manhã, do sorriso sincero ao encontrar-se com a pessoa amada, do barulho da chuva, de um dia na praia, do nascer do sol e do pôr do sol também... Gosto de olhar as estrelas, de abraço apertado, de surpresa sem data, de andar descalça por todos os lugares ...





De conversa fiada, de barulho de criança, de bicho e de planta. Gosto do silêncio de um olhar, do toque das mãos, de ouvir e cantar músicas freneticamente... Ahh ouvir música é uma bênção que você não tem ideia de como é bom! É o alívio da alma!


Gosto de observar pinturas e todo tipo de arte, seja ela qual for, acho incrível como o homem tem o dom de criar e recriar coisas que normalmente passam desapercebidas. Eu gosto da calmaria, da rede balançando, da brisa do vento, dos segredos de amigos do coração, do almoço em família, da casa cheia, de comer e falar bobagem, de viajar, de ouvir histórias, de dar risada até doer a barriga. Gosto de amar e me sentir amada. Eu gosto é da simplicidade!


Então, como podemos ser mais simples? Ora, simplificando... rsrs 😅 Eu explico: simplificar significa evitar a complexidade e criar uma vida sem mistérios. Há uma diferença fundamental entre ser simples e ser simplório. Os simples resolvem a complexidade, os simplórios a evitam. Eu conheço pessoas sofisticadas, intelectualizadas, que levam uma vida plena, realizam trabalhos difíceis, apreciam leituras profundas e têm hábitos peculiares. E continuam sendo pessoas descomplicadas. É só seguir as palavrinhas mágicas:


Temos que aprender que a vida é para ser simples e boa. Sem tanto rancor, sem tanta revolta, sem tanta disputa. Há muito para conhecer, há tanto para aprender, há inúmeras formas de trocar um pensamento ruim por um bom. Só porque uma coisa não aconteceu da forma que você queria não quer dizer que ela não seja positiva e traga bons ensinamentos. Espere, respire, inspire, transpire, faça uma imersão nessa loucura, nesse desgaste, nessa dor, nessa onda forte. Depois você vai olhar para trás e perceber que sobreviveu, saiu mais forte, é valente, corajoso, tem fibra, garra e é capaz de superar qualquer dificuldade. 


As pessoas essencialmente simples tem alguns traços em comum... Veja se você se reconhece em alguns deles:

As pessoas simples geralmente:

1. São desapegadas: não acumulam coisas, fazem uso racional de suas posses, doam o que não vão usar mais.

2. São assertivas: vão direto ao ponto com naturalidade, mesmo que seja para dizer não, sem medo de decepcionar, não “enrolam” nem sofisticam o vocabulário desnecessariamente.

3. Enxergam beleza em tudo: em uma flor no campo e em um quadro de Renoir; em uma modinha de viola e em uma sinfonia de Mahler; em um pastel de feira e na alta gastronomia.

4. Têm bom humor: são capazes de rir de si mesmas e, mesmo diante das dificuldades, fazem comentários engraçados, reduzindo os problemas à dimensão do trivial.

5. São honestas: consideram a verdade acima de tudo, pois ela é sempre simples e, ainda que possa ser dura, é a maneira mais segura de se relacionar com o mundo.

Ser simples, definitivamente, não é abrir mão de nada. É possível apreciar o conforto, a sofisticação intelectual, as artes, o prazer da culinária, a aventura das viagens e continuar sendo simples. Simplicidade é simplesmente Ser! A simplicidade captamos apenas em um olhar...

Por isso que sempre digo que na simplicidade dos gestos , está a grandeza do amor porque os melhores momentos são os mais simples e inesperados!

E concluo com o pensamento célebre de Carlos Drummond de Andrade:
Que a felicidade não dependa do tempo, nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro. Que ela possa vir com toda simplicidade, de dentro para fora, de cada um para todos.
...








Nenhum comentário:

Postar um comentário