5 filmes para trabalhar a autoestima infantil


Resultado de imagem para procurando nemo



O cinema é mais que uma arte, pode ser um valioso recurso educativo e de formação. Conhecer filmes para trabalhar a autoestima infantil nos dá a oportunidade de oferecer às crianças algo a mais do que entretenimento no mundo cinematográfico.

Um bom filme pode nos emocionar, nos deixar tristes, divertir, entediar… Tudo isso graças ao fato de que esta arte não deixa de ser um reflexo da própria vida. É precisamente daí que vem o seu poder educativo.

Por isso, como as crianças são “pequenas esponjas” que absorvem todo tipo de conhecimento, é interessante fazer uma boa seleção de filmes que as ajudem a se conhecer melhor, ganhar autoconfiança e fazer com que se desenvolvam como indivíduos felizes e assertivos.

Os melhores filmes para trabalhar a autoestima infantil

A seguir, apresentamos uma lista de filmes para trabalhar a autoestima infantil que muitos tutores e educadores usam com as crianças. Eles servirão para que elas se conheçam melhor, para que desenvolvam suas possibilidades, habilidades e emoções com total segurança.


Ratatouille, 2007



Dirigido por Brad Bird, Ratatouille é um filme que mostra a história de um pequeno e talentoso roedor cujo sonho é ser um grande cozinheiro. Para isso, ele se junta a um menino filho de um chef famoso, mas que é um desastre na cozinha.

Este filme permite que as crianças descubram que não há limites para aprimorar seu talento. Se eles realmente tiverem uma habilidade, um sonho, terão pelo menos a chance de lutar por ele e adaptá-lo às suas condições.


Procurando Nemo, 2003



Andrew Stanton e Lee Unkrich dirigiram um dos filmes mais famosos do século XXI que, inclusive, teve uma continuação recente com a adorável Dory no papel principal.

Neste filme, encontramos várias lições de superação. Por exemplo, o pequeno Nemo, que tem uma nadadeira menor que a outra, ou a busca incansável do pai que se encarrega de encontrá-lo quando Nemo se perde.

Ambos mostram que quando se quer algo com muita força, nada pode ficar no caminho. Só é preciso trabalhar para atingir o objetivo final com entusiasmo, esperança e confiança em suas próprias possibilidades.


Wall-E, 2008



Entre os filmes para trabalhar a autoestima infantil, não podemos nos esquecer de Wall-E.

Esta obra de ficção científica produzida pela Disney e Pixar conta a história de umrobô de limpeza que não parou de trabalhar apesar do fato de a Terra ter sido abandonada pela humanidade há muitos séculos.

Podemos extrair várias lições interessantes deste filme, como a necessidade de uma gestão adequada dos resíduos. No entanto, uma delas tem importância especial para as crianças: a necessidade de autonomia, o controle da dependência da tecnologia, dispositivos eletrônicos, smartphones, etc.

A comunicação humana cara a cara, mesmo vista no filme através de robôs, é fundamental. Assim, podemos aprender a linguagem corporal e o significado dos sons para saber como se comunicar de forma eficiente, segura e sensata.


Divertida Mente, 2015



Conhecido por seu nome original, Inside Out, este é um clássico moderno da Disney e da Pixar, no qual as emoções das crianças são exploradas com profusão, especialmente o nojo, o medo, a raiva, a tristeza e a alegria.

Grande parte do trabalho que é feito com os pequenos para que eles aprendam a cuidar de sua autoestima tem a ver com as suas próprias emoções.

Neste caso, não se trata tanto de que aprendam a gerenciá-las, mas sim entendê-las, compreendê-las, aceitá-las e conhecer as consequências para que, progressivamente, consigam um gerenciamento inteligente das mesmas.

“Você não pode se concentrar no que está dando errado, há sempre uma maneira de mudar as coisas”.   - Alegria -


Como treinar o seu dragão, 2010



Terminamos a nossa jornada pelos filmes para trabalhar a autoestima das crianças com outro excelente longa que conta a história de um jovem que tem uma bela amizade com um dragão.

Para manter a sua amizade com o dragão, um ser do qual todo o seu povo tem medo, o menino lutará contra as tradições ancestrais de seu povo, dando prioridade à autoconfiança diante do medo.

Para isso, o jovem demonstra ser muito assertivo, dando prioridade aos seres vivos sobre os costumes e os terrores infundados.

Qualquer um desses cinco filmes, e muitos outros que você certamente conhece, são um excelente material para os pequenos trabalharem a autoestima, crescerem e desenvolverem a autoconfiança em um ambiente adequado e adaptado para as suas capacidades.






Nenhum comentário:

Postar um comentário