Roda de Conversa com Padre Júlio Lancellotti, Eduardo Marinho, Frei David e Edu Moreira

 


No quadro "Roda de Conversa - Espiritualidade, Vida e Filosofia", Frei David, presidente da ONG Educafro, Eduardo Marinho, artista plástico, escritor, ativista social e filósofo e Eduardo Moreira recebem Pe. Júlio Renato Lancellotti, pedagogo e presbítero católico brasileiro. O padre exerce a função de pároco da paróquia de São Miguel Arcanjo no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo e além da paróquia, também é responsável pelas missas realizadas na capela da Universidade São Judas Tadeu, situada na mesma rua.











Paris, cidade dos Jogos Olímpicos de 2024






Adriana Helena

100 anos depois, Paris será sede de nova Olimpíada e aqui você saberá curiosidades incríveis sobre a Cidade Luz.

Bonjour! amigos queridos do Vivendo Bem Feliz! Já estamos com saudades dos Jogos Olímpicos de Tokio não é verdade? Mas você vai se reanimar ao saber que a sede dos próximos jogos será na famosa cidade do amor, do croissant e de um dos pontos turísticos mais visitados do Mundo: a Tour Eiffel. Estamos falando da linda, charmosa e que esbanja cultura, Paris. Venha saber tudo sobre ela.

Primeiro você ouvirá a magnífica Edith Piaf que fará a apresentação de Paris para você através da música. Ela é simplesmente um encanto...



Há quem diga que Paris é decadente ou sem graça. Mas mesmo que eu ainda não tenha viajado para conhecê-la, preciso discordar. Segundo a minha intuição e os conhecimentos "virtuais" que tenho da cidade, Paris seria sim, incrível.

Primeiro, o transporte público de Paris é muito bom e existem aplicativos tanto para Iphones e Androids gratuitos que você coloca de onde está para onde quer chegar e ele já dá todos os números de metrôs ou ônibus que precisa pegar.

Segundo, você vai andar muito. Paris é uma cidade bela que deve ser explorada a pé o máximo possível (você vai usar o transporte público para deslocamentos maiores).Paris é uma das cidades mais lindas do mundo e merece ser apreciada.

Terceiro, imagine-se a pé pelas margens do Rio Sena, passando por pontes icônicas como a Ponte Alexandre III avistando os Invalides de um lado e o Petit e o Grand Palais do outro. Você anda mais um pouco e esbarra na Praça da Concórdia com seu obelisco gigante que foi trazido do Egito e que tem mais de 3 mil anos. Um pouco mais à frente, o Jardim de Tuileries e o Louvre…


Ponte Alexandre III as margens do Rio Sena

Quarto, veja-se subindo a Torre Eiffel, pois é lindo poder subir entre 1h a 2h antes do pôr do sol para curtir a golden hour lá do alto e mais do que isso, ver as luzes da torre se acenderem. É surreal. É de chorar de emoção. Puxa, como eu queria viver esse momento!


A hora dourada na Torre Eiffel

Quinto, se você não é aquela pessoa super ligada em arte, escolha no máximo de 2 a 3 museus com essa temática pra não ficar muito cansativo. O museu do Louvre é parada obrigatória, sem dúvida nenhuma. É absolutamente impressionante e se você já leu a obra literária do autor Dan Brown, que gerou várias polêmicas envolvendo o nome de Leonardo da Vinci e a vida de Jesus e Maria, já sabe que o museu é de visita obrigatória.


Museu do Louvre, museu mais visitado em Paris

Sexto, os franceses têm costume de ficar na praça mais conhecida do bairro, a Place des Voges, sentados no gramado ou nos bancos lendo livros ou escutando música. E se quiser, uma ótima dica é fazer pic nic à margem do Rio Sena . Os franceses amam levar baguetes, croissants, queijos, geleias, vinhos, e ficar às margens do rio ou nos jardins, é um hábito bem cultural deles.


Pic nic à margem do Rio Sena em Paris

Sétimo, tem um impressionante edifício em Paris, que era originariamente uma igreja dedicada À padroeira de Paris, Santa Genoveva e foi um lugar de descanso de famosos escritores e filósofos como Victor Hugo, Voltaire e muito mais. É o Pantheon e você precisa conhecê-lo, com certeza!

Localizado já em um lugar de destaque na cidade, no monte de Santa Genoveva, no 5.º arrondissement de Paris, próximo ao Jardim de Luxemburgo e em frente à Universidade de Paris (Sorbonne), o Panthéon é um dos grandes monumentos de Paris.



Fascinante já a distância, devido sua arquitetura neo-clássica, a construção é uma obra de arte do grande arquiteto Soufflot (que também está enterrado no Panthéon).

O Panthéon em Paris é o salão nacional da fama dos franceses, é o lugar onde os grandes homens do país estão enterrados. Personalidades que se destacaram em diversas áreas, fazendo com que os franceses se orgulhassem de alguma forma.

Por este motivo, ao se olhar sua fachada com atenção, vê-se a inscrição: “Aux grands hommes, la patrie reconnaissante” (“Aos grandes homens, a pátria é grata”), junto ao interessante baixo-relevo, de David d’Angers, alusivo à homenagem da pátria francesa a seus imponentes heróis.

Fachada do Panthéon com a inscrição “Aux grands hommes, la patrie reconnaissante”

Ali estão enterrados grandes nomes das ciências, artes, política, militares. Andando pelas suas galerias reconhece-se túmulos como de Pierre e Marie Curie (físicos), Louis Braille (criador do sistema de leitura para cegos), Jean-Jacques Rousseau (filósofo), Alexandre Dumas (escritor), Voltaire (escritor), Jean Jaurès (político), René Descartes (filósofo, físico e matemático), Jacques-Louis David (pintor), Louis Antoine de Bougainville (navegador e oficial), entre outros.

Oitava razão, a Catedral, conhecida como Notre-Dame de Paris (Nossa Senhora de Paris) é um ponto de referência histórico, um pilar de Arte, a fundação da espiritualidade, e claro, um local imperdível em Paris que você precisa conhecer.

Olhe para cima... Duas incríveis torres do século XIII enchem o céu Parisiense. Trata-se de um dos templos mais antigos da França. A Notre-Dame tem estilo gótico e começou a ser construída em 1163. Só foi concluída cerca de 200 anos depois.



Dentro do edifício, uma lição sobre a perspectiva e efeitos de iluminação o aguardam.

O que há para ver? Três impressionantes janelas de rosas. Os deslumbrantes 12,9 metros de largura do grande vitral, filtrando a luz para revelar a majestade da arquitetura medieval. Por exemplo, os pilares assustadores pilares que parecem desafiar gravidade suportando a 33 metros de altura o teto abobadado.

O prédio é cenário do romance O Corcunda de Notre-Dame, obra escrita pelo autor francês Victor Hugo. Na trama, o corcunda chamado Quasímodo, que mora e trabalha na torre da igreja tocando sinos, se apaixona por Esmeralda, uma cigana. Hugo se inspirou em um dos escultores da catedral para criar a personagem principal de seu livro. O rapaz era um corcunda que trabalhou no templo durante a restauração do lugar por volta de 1820. A história virou também tema de animação da Disney.

A Notre-Dame guarda grandes relíquias, entre manuscritos medievais e objetos históricos. Um dos mais visitados é o que a Igreja Católica diz ser a coroa de espinhos de Jesus Cristo e um pedaço da cruz onde ele teria sido crucificado.

Nona razão, e se possível, visite cidades próximas a Paris como Versailles (o famoso castelo fica aqui), Reims (aqui é produzida a champanhe de verdade) e Giverny (Casa e os Jardins de Monet). São maravilhosas e renderão mais cenas aqui no blog com toda a certeza.


Castelo de Versailles, ponto turístico próximo a Paris

Décima razão: Casinhas raras e medievais de Paris

Existem poucas casas da Idade Média que podem ser encontrados em Paris. Duas delas podem ser vistas na Rue François Miron no Marais (4 arrondissement) e datam do século 15.



Tudo isso e muito, mas muito mais atrações, misturados com o espírito olímpico. Eu não quero perder os aros em frente à Torre Eiffel de jeito nenhum! E você?


Aros dos Jogos Olímpicos de Paris /2024

Enquanto 2024 não chega vamos conhecendo a cidade através da música. Você se encantará com os casais apaixonados passeando por Paris ao som da Carla Bruni na belíssima Quelqu'un m'a dit,uelqu'un m'a dit (em português: Alguém me disse) é o álbum de estreia da modelo, cantora e compositora franco-italiana Carla Bruni, lançado em 2003 pelo selo independente francês Naïve Records. É uma canção que te levará pelos mais belos recantos de Paris. Boa viagem musical e até mais!




Fontes de inspiração:


Wikipedia de Carla Bruni e imagens do Pinterest





Samara Felippo desabafa : ‘Pãe não existe, o que existe é mãe solo’



"Pãe não existe, o que existe é mãe SOLO mesmo. Não fazemos a função do pai, a lacuna fica mesmo!", disse a atriz.

A atriz Samara Felippo, de 42 anos, resolveu usar seu perfil no Instagram neste domingo (08), Dia dos Pais, para fazer uma crítica ao termo “pãe” — geralmente utilizado para denominar mães que “fazem papel” de pai e mãe.

“Minha homenagem ao dia dos pais. O que existe é mãe SOLO mesmo”, escreveu a atriz, usando uma camiseta com a frase “pãe não existe”.

“SOLO de sozinha, porque também não existe mãe solteira, porque minha maternidade não tem nada a ver com meu estado civil e porque tem muita mãe casada e SOLO! Não fazemos a função do pai, a lacuna fica mesmo! E você, pai que paterna, que sei que existem muitos, você não faz mais que sua obrigação.”, disse a atriz.

Samara Felippo é mãe de Alícia, de 12 anos, e Lara, de 8, com o jogador de basquete Leandrinho.








O Corvo Branco : a arte que transcende a política




'O Corvo Branco' é um filme biográfico que cobre alguns dos eventos mais importantes da vida de Rudolf Nureyev, bailarino excepcional, mas de personalidade polêmica e difícil. O filme narra intimamente como Nureyev tomou uma decisão que mudaria sua vida para sempre.

Ralph Fiennes já é um ator estabelecido com muitos títulos renomados carregando seu nome. Sua família é bastante conhecida no meio cinematográfico, uma vez que ele é irmão da diretora Martha Fiennes e do ator Joseph Fiennes. Em 2011, Ralph Fiennes decidiu dar o salto para a direção com Coriolano e, depois, nos surpreendeu com O Corvo Branco, filme britânico que estreou em 2019.

O filme conta a história do dançarino russo Rudolf Nureyev. De forma íntima, visa reconstruir a figura de Nureyev a partir de suas memórias, desde a infância difícil até quando tomou a decisão que mudaria sua vida para sempre: pedir asilo político na França.

Fiennes garantiu que seu interesse pela figura de Nureyev surgiu como resultado da leitura do livro Rudolf Nureyev: The Life, de Julie Kavanagh. Na época, ele não pretendia fazer o filme biográfico, mas com o tempo a ideia se concretizou.

O trabalho de Kavanagh reflete muito bem as duas facetas do dançarino: de um lado, seu inegável talento para a dança; do outro, sua personalidade difícil.

Fiennes estudou profundamente o mundo do balé e escolheu um dançarino sem experiência em atuação para interpretar Nureyev: o bailarino ucraniano Oleg Ivenko. Sua intenção não era que um ator tivesse aulas de dança e, nas cenas mais complexas, tivesse um dublê, e sim captar a essência de Nureyev e que o intérprete pudesse simular seus movimentos.

Sem dúvida, essa decisão torna o filme um deleite estético pelo qual os os amantes da dança vão se apaixonar, mas que também cativa o público menos familiarizado com o balé. Apesar da conotação política inegável do filme, O Corvo Branco é, na verdade, uma história sobre arte e sobre a dança em si mesma, mas também sobre como nosso passado e nossas decisões moldam nosso caráter e nosso destino.

Um passado difícil

A estrutura do filme é não-linear, ou seja, vamos descobrindo alguns episódios do passado de Nureyev na forma de flashbacks. Sabemos que ele nasceu em um trem e cresceu em uma área rural perto de Ufa, na antiga União Soviética. Sua infância não foi fácil e ele foi marcado pela pobreza e pela miséria. Apesar de demonstrar grande aptidão para a dança, sua formação como bailarino demorou bastante devido às carências de sua infância. Em 1955, ele foi enviado a Leningrado, onde estudou em uma escola de balé. Lá, teve contato com Aleksandr Pushkin (interpretado por Fiennes), que se tornou seu professor.

O passado de Nureyev cobraria seu preço e, aos poucos, vamos descobrindo uma pessoa arrogante e egocêntrica que está em constante estado de alerta, como se acreditasse que o mundo inteiro estivesse conspirando às suas costas.

Fiennes explicou em várias entrevistas que sua intenção era mostrar ao espectador por que Nureyev tomava certas decisões e como seu passado ajudou a moldar uma pessoa que, em poucas palavras, era bastante desagradável. Sua dança era divina, mas sua personalidade era intratável. Isso foi o que Julie Kavanaugh captou em sua obra, e isso também é muito visível em O Corvo Branco.

Nascer no trem, viver na miséria absoluta e não ter tido acesso a uma boa educação foram alguns dos acontecimentos que mais marcaram a personalidade de Rudolf Nureyev. Sem dúvidas, ele era um personagem único: indisciplinado e irreverente, porém com um talento incomparável para a dança.

O título original do filme, O Corvo Branco, refere-se ao apelido pelo qual Nureyev era conhecido e que, na União Soviética, era usado para designar pessoas diferentes, que fugiam do convencional.

Fiennes não queria captar todos os acontecimentos da vida do bailarino, mas sim aproximar-se de uma história mais intimista, focada em um momento chave de sua vida: a viagem a Paris e suas memórias passadas. Desta forma, ele consegue conectar o espectador com o protagonista, ajudando-o a compreender as principais características da sua personalidade complexa. Vemos nele certos complexos: um desejo de liderança e uma vontade de aprender e progredir. Paris seria, portanto, uma revelação para Nureyev.


O Corvo Branco : uma visão intimista

O Corvo Branco é uma história de aprendizagem em todos os sentidos, do artístico ao pessoal. Nureyev tinha uma certa ambiguidade, uma estética andrógina e seus movimentos eram bastante femininos. Sua aparência física era atraente tanto para homens quanto para mulheres e, assim, descobrimos alguns dos relacionamentos românticos que o bailarino mantinha.

Numa época em que os bailarinos mal se destacavam em relação às mulheres, Nureyev conseguiu se sobressair e dar à sua dança uma certa feminilidade. As cenas de dança são realmente lindas, os corpos parecem falar e até nos ensaios o realismo toma conta da tela: a câmera segue as gotas de suor, a respiração, o som dos corpos ao dançar… E o resultado é incrível, nos faz participar de tudo que a própria dança implica.

O filósofo Ortega y Gasset, no prólogo de sua obra A desumanização da arte, dizia que, no mundo, encontramos três elementos: as coisas, os outros e o eu. Considerando essas três coisas, o eu é a única coisa contra a qual não podemos adotar uma atitude utilitária, pois não podemos transformá-lo numa coisa ou usá-lo.

Por que não podemos objetificar o eu? Porque o eu é algo que está constantemente sendo verificado e, por exemplo, quando dizemos “eu caminho”, estamos coletando um grande número de processos que estão acontecendo simultaneamente: calor, fadiga, etc. Quando dizemos “Eu caminho”, é como se parássemos o tempo, mas não poderíamos fazer uma imagem de tudo o que isso implica, porque é um processo íntimo.

Para este filósofo, a obra de arte tenta transmitir as coisas em andamento, ou seja, a arte tenta se aproximar dessa percepção íntima. Em O Corvo Branco, de alguma forma, essa premissa é cumprida: não apenas vemos mais um corpo dançando, mas o ouvimos respirar, o vemos suar, ouvimos seus movimentos e a câmera detalha meticulosamente cada ação. Também há uma cena absolutamente reveladora em que Nureyev visita o quadro A Jangada da Medusa, de Théodore Géricault.

Nureyev ansiava por aprender, compreender a arte e traduzi-la em seus movimentos. Na infância, mal teve chance de estudar e interagir com a arte, por isso aproveitava todas as oportunidades para se aprofundar nela. E é exatamente isso que o espectador percebe ao observar Nureyev diante da Jangada da Medusa: a câmera aproxima a pintura, os menores detalhes, as pinceladas e, ao mesmo tempo, nos aproxima de Nureyev, de seu rosto contemplando a obra.

A câmera está tão próxima que podemos traçar cada poro de sua pele e, de alguma forma, sentir como o bailarino estava mergulhado em arte, conectando-se com a pintura. Assim, o filme acaba nos trazendo uma experiência intimista e emocionante. Não se limita a mostrar um homem olhando para uma pintura, mas constrói um retrato do que realmente significa enxergar uma pintura e aprender com ela.


Viagem a Paris

Não podemos deixar de lado o contexto político em que o filme se passa e como ele acaba influenciando de forma decisiva a vida do protagonista. Logo após sua mudança para Leningrado, Nureyev tem a oportunidade de deixar a União Soviética pela primeira vez e viaja para Viena com a companhia de dança. No entanto, por causa da sua conduta, ele é proibido de viajar novamente.

Sua sorte mudou em 1961, quando o dançarino principal do Kirov sofreu um acidente e Nureyev o substituiu. Esta substituição levou-o a Paris, onde a sua dança foi aplaudida e ele aproveitou para interagir com várias personalidades. Mas a União Soviética estava de olho nele e o bailarino percebeu que seria preso no aeroporto.

Com a ajuda de Santa Clara, mulher de origem chilena com quem fez amizade e que conhecia importantes figuras do poder, ele conseguiu pedir exílio. Nesse ponto, o filme dá uma guinada radical, a história se acelera e se afasta da intimidade inicial, aproximando-se de um thriller. O papel de Aleksandr Pushkin, por sua vez, será decisivo nestes últimos minutos do longa.

Assim, O Corvo Branco nos convida a reconstruir a história de Nureyev, contando com várias paletas de cores para delimitar os diferentes períodos da sua vida.

Finalmente, ele nos oferece alguma intriga na virada mais interessante do filme: já conhecemos o protagonista, odiando-o e amando-o em igual medida, compreendemos a sua personalidade complexa e, agora, ele está em apuros e queremos que o seu plano se concretize. Apesar do óbvio conteúdo político, O Corvo Branco é um interessante exercício artístico que nos faz participar de uma vida nada convencional.







Clique no link abaixo para assistir o filme completo :



Rudolf Nureyev